Correio da Manhã noticia que o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado será outro dos nomes
Cavaco, Relvas, Mourinho e Ronaldo na lista VIP do fisco
Ronaldo será um dos nomes na lista VIP do fisco
D.R.
D.R.
Cavaco Silva, Miguel Relvas, José Mourinho, Cristiano Ronaldo ou Ricardo Salgado são alguns dos nomes que estão na lista VIP do fisco, noticia o Correio da Manhã.
Outros nomes que surgem são os do ex-primeiro ministro, José Sócrates, do atual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do vice-primeiro ministro, Paulo Portas ou ainda de Manuela Ferreira Leite e Manuel Pinho.
Segundo o jornal, esta lista existe desde 2008 e com o conhecimento de vários secretários de Estado dos Assuntos Fiscais.
A existência desta lista VIP de nomes cujo acesso por parte de funcionários do fisco dispara um alerta, já originou duas demissões na Autoridade Tributária e ameaça também o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
A Corrupção foi demonstrada de forma incontestável. Na Alemanha, há já responsáveis condenados a penas de prisão e encarcerados por terem corrompido portugueses. Num processo análogo, foi igualmente sentenciado e preso um ex-ministro grego. Contudo, em Portugal, não há arguidos, os processos eternizam-se e prescrevem, com documentos a esfumarem-se convenientemente.
O secretário-geral do PSD da época da aquisição, José Luís Arnaut, é sócio do ministro que iniciou o processo, ou seja, Rui Pena [do PS]. Ambos se associaram ainda no mesmo escritório de advogados ao actual presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, Matos Correia [do PSD]. Estas ligações parecem convenientes e, assim, garante-se a inércia do Parlamento enquanto órgão fiscalizador.
Paulo Morais em Da Corrupção à Crise - Que Fazer?, pg. 56