Recepção do Navio Escola Sagres em Jakarta 2010
O Navio-Escola Sagres, que partiu no dia 19 de Janeiro de Lisboa para a sua terceira Volta ao Mundo, chegou a Jakarta no passado dia 26 de Setembro, proveniente de Dili, Timor-Leste. No porto de Tanjung Priok, permaneceu durante 4 dias, partindo de seguida com destino a Banguecoque, na “recta final” desta longa viagem que terminará em Lisboa no próximo dia 23 de Dezembro, 11 meses após o seu começo.
Esta viagem tem como destinos: o Brasil, o Uruguai, a Argentina, o Chile, o Peru, o Equador, o México, os EUA, o Japão, a China (incluindo Macau), a Coreia do Sul, a Indonésia, Timor-Leste, Singapura, a Tailândia, a Malásia, a União Indiana, o Egipto e a Argélia. Esta é a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo as últimas viagens ocorrido em 1978/ 79 e em 1983/84. Esta visita à Indonésia reside no âmbito da comemoração dos 500 anos desde o registo dos primeiros contactos de portugueses na Indonésia. Com efeito, teremos que recuar até ao século XV, quando os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à Indonésia, nomeadamente Sumatra e posteriormente a ilha das Molucas.
A missão fundamental do N.R.P. “SAGRES” tem consistido em possibilitar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às sucessivas gerações de oficiais da Armada, através das viagens de instrução nele efectuadas. Para além das viagens de instrução, o N.R.P. “Sagres” tem igualmente como missão principal a representação da Marinha e do País, visitando com frequência portos estrangeiros, surgindo essas deslocações quer na sequência das viagens de instrução já anteriormente referidas; de comemorações de grande envergadura; e de apoio directo à acção diplomática dos órgãos de soberania, aquando das visitas oficiais de altas entidades do Estado. Durante a sua estadia, amplamente divulgada pela Imprensa local, merecendo honras de primeira página em diversos jornais e directos televisivos, foram efectuadas diversas cerimónias entre as marinhas dos dois países, bem como também uma recepção a bordo para a comunidade portuguesa existente no país, convidados VIP, Diplomatas e imprensa local escrita e falada, onde se repetiu a acção de divulgação do vinho português através da marca ”Borges”, pela acção do seu representante Ricasia Ltd, para o mercado da Indonésia. O Embaixador de Portugal na Indonésia, Carlos Frota destacou como principal foco desta viagem a mensagem de amizade que a mesma traz: “ Esta visita visou não apenas a celebração dos primeiros contactos entre os dois países, mas igualmente aproximar e intensificar as relações marítimas. Para além da nostalgia, devemos ter uma visão de cooperações futuras”.
O Navio-Escola Sagres, que partiu no dia 19 de Janeiro de Lisboa para a sua terceira Volta ao Mundo, chegou a Jakarta no passado dia 26 de Setembro,proveniente de Dili, Timor-Leste. No porto de Tanjung Priok, permaneceu durante 4 dias, partindo de seguida com destino a Banguecoque, na “rectafinal” desta longa viagem que terminará em Lisboa no próximo dia 23 de Dezembro, 11 meses após o seu começo.
Esta viagem tem como destinos: o Brasil, o Uruguai, a Argentina, o Chile, o Peru, o Equador, o México, os EUA, o Japão, a China (incluindo Macau), a Coreia do Sul, a Indonésia, Timor-Leste, Singapura, a Tailândia, a Malásia, aUnião Indiana, o Egipto e a Argélia.Esta é a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo as últimas viagens ocorrido em 1978/ 79 e em 1983/84.Esta visita à Indonésia reside no âmbito da comemoração dos 500 anos desde o registo dos primeiros contactos de portugueses na Indonésia. Com efeito, teremos que recuar até ao século XV, quando os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à Indonésia, nomeadamente Sumatra e posteriormente a ilha das Molucas. A missão fundamental do N.R.P. “SAGRES” tem consistido em possibilitar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às sucessivas gerações de oficiais da Armada, através das viagens de instrução nele efectuadas. Para além das viagens de instrução, o N.R.P. “Sagres” tem igualmente como missão principal a representação da Marinha e do País, visitando com frequência portos estrangeiros, surgindo essas deslocações quer na sequência das viagens de instrução já anteriormente referidas; de comemorações de grande envergadura; e de apoio directo à acção diplomática dos órgãos de soberania, aquando das visitas oficiais de altas entidades do Estado.
Durante a sua estadia, amplamente divulgada pela Imprensa local, merecendo honras de primeira página nos principais jornais e mesmo directos televisivos a bordo do navio, foram efectuadas diversas cerimónias entre as marinhas dos dois países, bem como uma recepção na residência do senhor Embaixador para a comunidade portuguesa existente no país, onde se realizou uma acção de divulgação do vinho português da marca “Borges” que através da acção do seu representante no mercado a empresa Ricasia Ltd, que constitui já a marca Borges, a maior exportadora de vinhos nacionais para a Indonésia. O Embaixador de Portugal na Indonésia, Carlos Frota destacou como principal foco desta viagem a mensagem de amizade que a mesma traz: “Esta visita visou não apenas a celebração dos primeiros contactos entre os dois países, mas igualmente aproximar e intensificar as relações marítimas.Para além da nostalgia, devemos ter uma visão de cooperações futuras”.