sexta-feira, outubro 12, 2012

Cinema Alvalade

O cinema “Alvalade”, uma das antigas grandes salas de cinema de Lisboa, situava-se no Bairro de Alvalade, na esquina da Avenida de Roma com a Rua Luís Augusto Palmeirim. Projectado pelos arquitectos Lima Franco e Filipe de Figueiredo em 1945 a quando da construção do Bairro de Alvalade, e inaugurado em 8 de Dezembro de 1953 tinha capacidade para 1.262 espectadores distribuídos por uma plateia e dois balcões.
                             
                             
O cinema “Alvalade” abriu as suas portas com o filme brasileiro “O Cangaceiro”, ao qual assistiu o embaixador do Brasil em Portugal no dia da inauguração.
 
A parede do foyer do cinema junto às escadarias para os balcões superiores foi decorada com uma obra da pintora Estrela Faria.
 
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
Encerrado, em 1985, foi arrendado pela “Igreja Universal do Reino de Deus” até ao ano 2000. Depois de anos votado ao abandono, foi iniciada a sua demolição em 2003.
No seu lugar viria a ser erguido um edifício de oito pisos, com projecto do arquitecto Rui Rosa destinado a habitação ( “Holywwod Residence”  ), escritórios e com uma zona de diversão onde existem 4 salas de cinema, com capacidade total de 381 espectadores, um bar, lojas e estacionamento automóvel. A abertura deste espaço ocorreu a 22 de Janeiro de 2009.
                       “Holywwod Residence”                                        Hall de entrada da zona de café e cinemas
 
Quanto ao espaço de cinema designado de “Cinema City Classic Alvalade” é composto por 4 salas com a s seguintes capacidades: Sala1: 100 lugares; Sala 2: 89 lugares; Sala 3: 112 Lugares e sala 4: 80 lugares. A pintura de Estrela Faria foi restaurada e reposta no mesmo lugar que ocupava no antigo edifício.
                                      Sala 1                                                                                    Sala 2